Tuesday, August 15, 2006

PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento | em português

"(…) O PNUD é uma instituição multilateral e uma rede global presente hoje em 166 países, pois está consciente de que nenhuma nação pode gerir sozinha a crescente agenda de temas do desenvolvimento. (…) Em todas as suas acções, o PNUD busca promover os direitos humanos e a participação da mulher nos processos decisórios de sua comunidade. Fórum universal de novas ideias e mecanismos para implementá-las na consecução de seu mandato, o PNUD é, de facto, uma grande Rede de especialistas em desenvolvimento, de melhores práticas, de conhecimentos temáticos, de intercâmbio sobre gestão, de construção colectiva de soluções, através da qual pessoas de todas as culturas, geografias e talentos somam seus esforços em prol do desenvolvimento humano sustentável. (…) No início da década de 1990, o PNUD lançou as bases teóricas do Desenvolvimento Humano Sustentável, elevando o ser humano a agente e sujeito do próprio desenvolvimento. Através do Relatório de Desenvolvimento Humano, trouxe para as agendas global e nacionais os principais problemas que afligem a humanidade. (…) Em 1990, o PNUD introduziu, universalmente, um novo conceito sobre o desenvolvimento das nações: o “Desenvolvimento Humano Sustentável” (DHS). Este conceito defende e promove a adopção de políticas públicas que consideram as pessoas, e não a acumulação de riqueza, o propósito final do desenvolvimento. (…) Para aferir o grau de Desenvolvimento Humano Sustentável de uma sociedade, o PNUD utiliza o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pelo professor Amartya Sen, ganhador do Prémio Nobel de Economia em 1998. O IDH, ao contrário do PIB per capita, focaliza o indivíduo e sua comunidade, revelando com que eficácia o crescimento económico é transformado em bem-estar para toda a população. O IDH é uma forma inovadora de medição do desenvolvimento, a partir da identificação de três dimensões básicas relacionadas ao ser humano: (i) sua longevidade e, portanto, seu acesso à alimentação adequada, abrigo, saneamento básico e saúde; (ii) suas possibilidades de educação e acesso ao conhecimento e à informação; e (iii) (iii) seu acesso aos meios para uma vida digna, através da provisão de uma renda decente. (…) " Fonte - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD Brasil


Princípios do Desenvolvimento Humano Sustentável

"Desenvolvimento das pessoas, por meio da ampliação das capacidades, oportunidades, potencialidades criativas e direitos de escolha individuais.
Desenvolvimento para as pessoas, levando a que a riqueza produzida por uma nação seja apropriada equitativamente por cada um de seus membros.
Desenvolvimento pelas pessoas, através da participação activa dos indivíduos e das comunidades na definição do processo de desenvolvimento do qual são, ao mesmo tempo, sujeitos e beneficiários."

Links
United Nations Development Programme
UNDP Who we are & What we do
Human Development Report