Thursday, March 02, 2006

Pacto Global | em português

"O PACTO GLOBAL é resultado de um convite efetuado ao setor privado pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para que juntamente com agências das Nações Unidas (Alto Comissariado para Direitos Humanos, UN Environment ProgrammePrograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Organização Internacional do Trabalho, Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e atores sociais, contribuísse para avançar a prática da responsabilidade social corporativa, na busca de uma economia global mais sustentável e inclusiva.

O Global CompactPacto Global advoga, no momento, novedez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, e da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção:

Princípios de Direitos Humanos
1. Respeitar e proteger os direitos humanos;
2. Impedir violações de direitos humanos;

Princípios de Direitos do Trabalho
3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho;
4. Abolir o trabalho forçado;
5. Abolir o trabalho infantil;
6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho;

Princípios de Proteção Ambiental
7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
8. Promover a responsabilidade ambiental;
9. Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente.

Princípio contra a Corrupção
10. Combater a corrupção em todas as suas formas inclusive extorsão e propina.

Há uma consulta, em andamento junto às atuais signatárias, para inclusão de um 10o. Princípio, contra a corrupção em todas as suas formas.

Podem participar do Global CompactPacto Global, além de empresas, quaisquer outras partes interessadas na promoção de seus nove Princípios. Assim, são convidadas a participar do processo as entidades empresariais, sindicatos, universidades, agências governamentais e entidades da sociedade civil. Existem hoje no Brasil, 229153 organizações signatárias. Para serem consideradas “signatárias” pelo escritório de Nova Iorque, as organizações devem completar o processo de adesão.


Processo de Adesão ao Global CompactPacto Global

O Global CompactPacto Global é um fórum aberto, acessível, que procura atender à participação de um diverso grupo de empresas e demais organizações.
Uma organização que queira se engajar no Global CompactPacto Global pode fazê-lo enviando uma carta do principal executivo endereçada ao Secretário-Geral das Nações Unidas, expressando seu apoio à iniciativa Global CompactPacto Global e a seus 910 Princípios, bem como o compromisso em desenvolver as seguintes ações:
1 Emitir uma clara declaração de apoio ao Global CompactPacto Global e seus novedez princípios, e publicamente advogar o Global CompactPacto Global. Isso significa:
a) Informar os funcionários, acionistas, consumidores e fornecedores;
b) Integrar o Global CompactPacto Global e os nove dez princípios nos programas de desenvolvimento corporativo e treinamento;
c) Incorporar os princípios do Global CompactPacto Global na declaração da missão da empresa;
d) Incluir o compromisso com o Global CompactPacto Global no Relatório Anual e em outros documentos publicados pela empresa;
e) Emitir comunicados para a imprensa (press-releases) para tornar o compromisso público.
2 O Global CompactPacto Global aconselha as empresas a publicarem anualmente o progresso referente a implementação dos novedez princípios. O escritório do Global CompactPacto Global auxilia as empresas e coloca a disposição um conjunto de diretrizes para orientar essa comunicação.

No Brasil, a carta endereçada ao Secretário Geral, Kofi Annan, deve ser encaminhada ao PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que a remeterá a Nova Iorque. Portanto, sugerimos que haja um envelope externo, que deverá vir endereçado a:

Marielza Oliveira
Oficial de ProgramasPonto Focal do Pacto Global no Brasil
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
SCN Quadra 2 – Bloco A
Ed. Corporate Financial Center – 7o. Andar
Brasília, DF 70712-901

Sugerimos que este envelope externo contenha a carta de adesão, um formulário de dados empresariais, e um segundo envelope (vazio e aberto) endereçado a:

Kofi Annan
Secretary-General
United Nations
New York, NY 10017
USA

O PNUD se encarregará de atualizar a base de dados com as informações fornecidas, scannear a correspondência e enviar em meio eletrônico para NY, envelopar e enviar o original ao Secretariado Geral via malote.

Além destas ações básicas, dentro da estrutura do Global CompactPacto Global a empresa pode optar por apoiar ativamente os princípios e os objetivos gerais das Nações Unidas, através da participação em projetos realizados em parceria com as agências das Nações Unidas.
Sob a liderança do Secretário-Geral da ONU, o Global CompactPacto Global estimula a aprendizagem, diálogo, iniciativas de parceria e disseminação de informações nos países participantes:
Global Compact Learning Forum (Fórum parade aprendizadogemdo Pacto Global): identifica e dissemina as lições aprendidas na tentativa de transformar os princípios gerais em concretas ações gerenciais e em mudança organizacional.
Policy Dialogues (Diálogos sobre políticas): oferece uma plataforma para diversas partes interessadas se engajarem em um substantivo diálogo e desenvolverem planos de ação práticos em resposta aos principais desafios da globalização. Em 2001 foi lançado o diálogo sobre o papel das empresas nas zonas de conflito, em 2002 o diálogo sobre desenvolvimento sustentável em 2003 os dialogos sobre HIV/AIDS no ambiente de trabalho e sobre cadeia de suprimentos/parcerias.
Iniciativas de parceria: promove parcerias com empresas específicas para o alcance dos 910 princípios do Global CompactPactoGlobal e dos objetivos das Nações Unidas aceitos mundialmente.
Abordagem regional: amplia o escopo do Global CompactPacto Global internacionalmente, envolve novos atores e partes interessadas ao redor do mundo, dissemina o conhecimento no nível regional, recruta organizações participantes de diferentes países e auxilía no processo de desenvolvimento de comites locais e regionais."
Fonte: Pacto Global Brasil

Links
Global Compact
What is the Global Compact
Pacto Global Brasil
Pacto Global Principais Documentos

Instituto Ethos Empresas e responsabilidade social
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil